Histórico do Rádio Echolink Como ser Radioamador Repetidoras do Brasil Consultar Indicativos

Histórico do Rádio

Ondas de Rádio

Foi Heinrich Hertz (1857-1894), em 1887, então professor de física no Technish Hochschule em Karlsruhe, que conseguiu pela primeira vez gerar e detectar ondas de rádio. O seu transmissor consistia fundamentalmente numa descarga oscilante entre dois eléctrodos (uma forma de dipolo eléctrico em oscilção). Como antena de recepção, utilizava uma espira aberta de fio condutor com uma esfera de latão numa extremidade e uma ponta aguçada de cobre na outra. Uma centelha visível entre estas duas extremidades revelava a detecção de uma onda electromagnética incidente. Hertz mediu o comprimento de onda que era da ordem de um metro. Heinrich Hertz (1857-1894).

(Origem: E. MACH - La Mécanique, Paris, Hermann, 1925)

Radioamadorismo

O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O Radioamador é a pessoa habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de rádio, nas frequências delimitadas mundialmente pela ITU - International Telecommunication Union (União Internacional de Telecomunicações).

Em tais frequências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade e que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais.

Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana. Alguns dessas modalidades se utilizam do Código Fonético Internacional e o Código Q em sua comunicação que são muito utilizados por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens tanto em curta distâncias quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, aqueles códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, profissionais e empresas de comunicações ou que utilizam a radiocomunicação como fator de contatos entre seus integrantes.

 A primeira transmissão

O primeiro a transmitir voz humana por ondas de Rádio foi o Padre e Cientista Landel de Moura que é tido como patrono dos Radioamadores do Brasil e Pai do rádio.

O padre Landell de Moura nasceu no centro da cidade de Porto Alegre (RS), em 1861. Realizou os seus primeiros estudos em Porto Alegre e São Leopoldo, antes de seguir para a Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em companhia do irmão Guilherme, seguiu para Roma, matriculando-se a 22 de março de 1878 no Colégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana, onde estudou física e química. Completou sua formação eclesiástica em Roma, formando-se em Teologia, e foi ordenado sacerdote em 1886.
Quando voltou ao Brasil, substituiu algumas vezes o coadjutor do capelão do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e manteve longos diálogos científicos com D. Pedro II. Depois disso, serviu em uma série de cidades dos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo: Porto Alegre, Uruguaiana, Santos, Campinas, São Paulo, Mogi das Cruzes (1906-1907).

Em Roma, iniciou os estudos de física e eletricidade. No Brasil, como autodidata continuou seus estudos, e realizou as suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo, no final do século XIX.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura
http://www.landelldemoura.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hertz


Outros Artigos:
Reajuste de mensalidade: artg16121006
O Presidente da LABRE-AM convoca a todos para atualização cadastral e com a tesouraria. artg16121011
Convocação para Assembléia Geral Extraordinária em 28/12 artg16112503
Homenagem prestada pela IARU em sua XIX Assembleia Tri anual da Região 2 artg16102611
Novo Plano de Bandas da IARU Região 2 foi aprovado no dia 14 de outubro, acompanha as mudanças artg16101807

Comentários:
Thales Castro Domingues
 Ótimo estudo de homem e bom ter conhecido toda a sua história.

Deixe seu comentario:

Opcional e não será divulgado.
Comentário:
140

Codigo de Segurança:
 
Diferencia MAIUSCULAS/minusculas

Listar todos
"Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é."
John Wooden
WEBDesigner: Paulo Regis - Maio/2015 - Atualização: Outubro/2015